BOLSAS & RECURSOS

As bolsas de Mestrado e de Doutorado são distribuídas conforme a disponibilidade de cotas do PPGAC-UFBA, a qual varia de ano a ano. Ressalta-se, portanto, que o ingresso como estudante regular do PPGAC-UFBA não garante o recebimento de bolsa em nenhum momento do curso. Tais cotas são concedidas pelas agências de fomento: CAPES, CNPq e FAPESB. A ordem de classificação para a distribuição contém dois blocos. O primeiro bloco é composto pelos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo de seleção para brasileiros(as) ou estrangeiros(as) com visto de residência permanente no Brasil, obedecendo as médias finais obtidas nesse processo. O segundo bloco é composto pelos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo de seleção para estrangeiros(as) sem visto de permanência no Brasil, obedecendo as médias finais obtidas nesse processo. Somente após serem contemplados(as) com bolsa todos(as) os(as) integrantes do primeiro bloco que obedecem os critérios para tal recebimento, inicia-se a concessão de bolsas para os(as) integrantes do segundo bloco.

CAPES
Desde 1998, a CAPES mantém Bolsas de Estudo, apoio financeiro e institucional ao PPGAC, inicialmente através do Programa de Apoio à Pós-Graduação – PROAP. Desde março de 2011, o PPGAC recebe apoio financeiro através do Programa de Excelência – PROEX/ CAPES, com vários dos seus pesquisadores participando das consultorias ad boc. O PPGAC mantém uma Comissão de Gestão PROEX-CAPES que tem por objetivos planejar e viabilizar as diversas atividades do Corpo Docente e Discente através de diferentes formas de financiamento.

Outras informações sobre esses procedimentos podem ser obtidas na Coordenação do PPGAC, ou ainda através dos links: http://www.capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-pais/proex

Criterios complementares PROEX 11-03-2015 REV

Links úteis
CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
CNPq 
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
FAPESB 
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia