DOUTORADO

Esta página contém

1) EMENTAS DAS DISCIPLINAS & ATIVIDADES
2) DOCUMENTAÇÃO

Para baixar a Estrutura & Fluxograma do curso, e Dissertações & Teses, acesse a página de Formulários e documentos.

 

1) EMENTAS DAS DISCIPLINAS & ATIVIDADES

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

> TEA505 Seminários Avançados II
Estudos avançados de temas específicos das artes cênicas, envolvendo princípios de criação que configuram a encenação.

> DAN508 Processos de Encenação
Estabelece relações com os projetos de pesquisa individuais, propondo uma reflexão sobre processos de criação, oferecendo subsídios teórico-práticos para identificar e desenvolver os campos de conhecimento que cada projeto instaura, levantando questões emergentes e pertinentes a cada um. Estimula o pensamento criador através da reflexão sobre experiências e métodos em processos de criação, estabelecendo relações com os projetos de pesquisas individuais, tanto de caráter teórico quanto de caráter prático-teórico.

> TEA501 Pesquisa em Artes Cênicas
Metodologia e Técnicas da Pesquisa em Artes Cênicas, abordando as linhas de pesquisa e projetos transdisciplinares, que transitam nas interfaces dos Estudos Culturais, dos Estudos da Performance, Dança, Teatro, Cinema, Música, Artes Visuais, Literatura, entre outros. Disciplina organizada em módulos, podendo contar com a participação de outros Professores/Pesquisadores.

> TEA513 Formas de Espetáculo
Estudos sobre a singularidade e a diversidade dramática, e espetacular da tradição e da contemporaneidade, principalmente na Bahia.

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

> TEA 940 Estágio Docente Orientado
O(a) estudante-estagiário(a) deve atuar no Ensino de Graduação com acompanhamento individual do professor de uma disciplina do curso de Dança ou do Curso de Teatro, e também com acompanhamento de seu próprio Orientador. A atividade visa à interação dos(as) estudantes da Pós-Graduação com os(as) estudantes da Graduação e a preparação dos pós-graduandos(as) para a docência em nível superior. A disciplina pode ser substituída por um Curso de Extensão. Em todos os casos, o ensino deve estar relacionado ao tema de pesquisa do estagiário e o Coordenador da Atividade promove reuniões semanais, para troca de experiências e discussão de textos referentes a questões pedagógicas e técnicas do ensino de arte. A bibliografia varia de acordo com o Projeto de Ensino. Ao final do semestre cada estudante-estagiário(a) apresenta um relatório de Estágio com parecer do responsável pela disciplina na Graduação e somente são dispensados dessa atividade os docentes da Escola de Dança e da Escola de Teatro da UFBA.

> DAN795 Exame de Qualificação
Exame a ser realizado para verificação dos resultados obtidos durante a pesquisa, avaliados por uma Banca Examinadora, formada por professores do PPGAC e professores externos.

> TEA794 Laboratório de Performance
Atividade dirigida aos pós-graduandos que incluem encenação em suas pesquisas. O aluno-pesquisador (diretor, ator, coreógrafo ou performer) apresenta ao Coordenador da Atividade, no início do semestre, um Projeto de Encenação e desenvolve o laboratório de criação cênica, sozinho ou com seu elenco, sob supervisão do Orientador e do Coordenador da Atividade. São realizadas reuniões semanais para supervisão e troca de experiências e cada aluno-pesquisador deve apresentar um relatório ao final do semestre. A bibliografia varia de acordo com o Projeto de Encenação.

> DAN504 Seminário Interdisciplinar de Pesquisa
Atividade destinada ao aperfeiçoamento das pesquisas dos doutorandos,realizada semanalmente, na qual um aluno apresenta o estágio em que se encontra seu trabalho, suas bases teóricas, suas opções metodológicas e demais aspectos que considera relevantes. O trabalho é então analisado por dois colegas que buscam esclarecer pontos, sugerir outros referenciais e debater questões polêmicas, quando é o caso. Após argüições dos dois pareceristas o debate é aberto aos demais participantes e ao orientador do aluno.

> TEA790 Pesquisa Orientada
Supervisão e orientação de desenvolvimento de projeto de tese junto ao professor orientador.

> TEA793 Projeto de Tese
Atividade destinada ao aluno de Doutorado, com acompanhamento individual do seu Orientador, para aperfeiçoamento do anteprojeto de pesquisa apresentado durante o processo de seleção para ingresso no Programa. A bibliografia é específica de cada Projeto de Pesquisa, tomando por base a que foi apresentada originalmente pelo aluno e aperfeiçoada com as sugestões do Orientador.

ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA AMBOS OS CURSOS

> DAN507 Composição Coreográfica
Estudo sobre a natureza da criação coreográfica e da performance, que se propõe às vivências criativas interdisciplinares, cujo a finalidade principal é conduzir as idéias próprias dos participantes-pesquisadores.

> DAN502 Corpo & Criatividade
Estudos práticos e teóricos de criatividade artística e a natureza do corpo expressivo, utilizando leituras e experimentações práticas, visando uma ampla compreensão dos conceitos inter-relacionais de corpo e criatividade em diversas áreas do conhecimento.

> TEA502 Etnocenologia
O processo, em construção, de um novo paradgma, no âmbito das etnociências e das artes do espetáculo, para a articulação de teoria e prática, criação e crítica, arte e ciência, tradição e contemporaneidade, imaginário e teatralidade, epistemologia e metodologia, objetos de investigação e corpus de referência, apetências técnicas, trajetos acadêmicos e projetos de pesquisa.

> TEA507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas
A disciplina abordará a cada semestre questões relevantes para as Artes Cênicas de acordo com o projeto de pesquisa do docente responsável.

> TEA509 Arte & Educação
Estudo das formas artísticas e técnicas utilizadas na Arte-Educação como meio fundamental para o desenvolvimento da criatividade e para a educação estética. Abordagem das bases teóricas da Arte-Educação através de sessões semanais de exposições e debates a partir da leitura de textos selecionados, bem como através de experimentos de arte-educação e da vivência de um processo de criação artística.

> TEA503 Teorias do Espetáculo
Os fundamentos da encenação teatral sob a ótica da evolução histórica do espetáculo. A concepção do espaço cênico como expressão do teatro de várias épocas, determinando a forma do espetáculo.

> TEA504 Tradição & Contemporaneidade na Dramaturgia
Estudo de questões relativas à produção dramatúrgica, para diversas produções e meios, abordando aspectos de continuidade e ruptura nas formas dramáticas.

> TEA514 Trabalho Individual Orientado
Desenvolvimento de atividades de pesquisa correlatas ao projeto individual, com orientação docente.

 

2) DOCUMENTAÇÃO
PARA O ENCAMINHAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO (E.Q.) DO DOUTORADO

Do(a) Professor(a) Orientador(a):
Compor a Banca Examinadora com cinco professores(as): o(a) professor(a) orientador(a), dois(duas) professores(as) do PPGAC e dois(duas) professores(as) externos(as) ao PPGAC;
Em conjunto com a Banca marcar a data, a hora e o local do E.Q.;
Enviar a carta-convite para a Banca.

Do(a) Discente:
Solicitar à Secretaria do PPGAC o formulário específico para o E.Q.;
Entregar o formulário preenchido com 30 dias de antecedência da data do E.Q.;

Enviar uma cópia da tese para cada membro da Banca com 30 dias de antecedência da data do E.Q.

PARA O ENCAMINHAMENTO DA DEFESA FINAL
(D.F.) DO DOUTORADO

Do(a) Professor(a) Orientador(a):
Compor a Banca Examinadora com cinco professores(as): o(a) professor(a) orientador(a), dois(duas) professores(as) do PPGAC e dois(duas) professores(as) externos(as) ao PPGAC;
Em conjunto com a Banca marcar a data, a hora e o local da D.F.;
Enviar a carta-convite para a Banca.

Do(a) Discente:
Solicitar à Secretaria do PPGAC o formulário específico para a D.F.;
Entregar o formulário preenchido com 30 dias de antecedência da data do D.F.;

Enviar uma cópia da tese para cada membro da Banca com 60 dias de antecedência da data da D.F.