Úmido / Foto: Paula Fróes

Poéticas Tecnológicas

LÍDER:

Ivani Santana

SITE:

www.poeticastecnologicas.com.br

Descrição

O Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual (GP Poética), criado em 2004 e certificado pelo CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – realiza pesquisas relacionadas ao uso das novas tecnologias digitais nas Artes. O grupo é formado por pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação e artistas provenientes dos diversos campos artísticos.

O GP Poética promove um espaço teórico e artístico voltado para os estudos do corpo implicado com a Cultura Digital, tendo como foco a investigação conceitual, estética, tecnológica e educacional. O objetivo é promover reflexão, pesquisa e produção de proposições artísticas a partir de projetos interdisciplinares, buscando sempre um estudo articulado com as várias áreas do conhecimento. O GP Poética organiza diversas atividades, tais como: grupos de estudos, oficinas, open labs, jam sessions, núcleos de criação e eventos acadêmicos e artísticos. O grupo incentiva e promove projetos de graduandos e pós-graduandos, pesquisadores e artistas em geral interessados na investigação ARTE-CIÊNCIA-TECNOLOGIA.

Repercussão

Últimos eventos realizados e atividades destacadas pelo GP Poética:

        • Participação em três eventos na Colômbia: Festival de La Imagem (Manizales) com o espetáculo de dança com mediação tecnológica intitulado ÚMIDO e na Faculdade de Belas Artes (Barranquilla), onde também realizamos um workshop sobre Reentrâncias, uma ocupação urbana através de dispositivos móveis. Essa oficina foi realizada também na Universidad Autónoma de Bucaramanga.
        • Evento Utopias (Salvador, 2017)
        • Modos de Existir - Módulo 7 Dança e(m) Intermidialidades (São Paulo, 2017)
        • Lab DCT - Laboratório de Dança- Cognição-Tecnologia (São Paulo, 2017, Salvador, 2016)
        • Encontro de Dança-Cognição-Tecnologia (Salvador, 2016)