MESTRADO

Esta página contém

1) EMENTAS DAS DISCIPLINAS & ATIVIDADES
2) DOCUMENTAÇÃO

Para baixar a Estrutura & Fluxograma do curso, e Dissertações & Teses, acesse a página de Formulários e documentos.

 

1) EMENTAS DAS DISCIPLINAS & ATIVIDADES

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

> TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas I
Metodologias e técnicas da pesquisa em Artes Cênicas, abordando as linhas de pesquisa do PPGAC/ UFBA e suas alternativas de finalização. Disciplina organizada em módulos, podendo contar com a participação de outros professores(as) / pesquisadores(as) convidados(as).

> DAN 501 Seminários Avançados I
Temas básicos que configuram a contemporaneidade, teatralidade e imaginário nas artes cênicas.

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

> DAN 793 Seminário de Pesquisa em Andamento – SPA
Atividade destinada ao aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa dos(as) mestrandos(as), na qual cada estudante apresenta o estágio em que se encontra o seu trabalho de estudo e pesquisa, suas bases teóricas, suas opções metodológicas e demais aspectos considerados relevantes. O trabalho é, então, analisado por dois colegas que buscam auxiliar e esclarecer pontos,sugerir outros referencias e debater questões polemicas, quando for o caso.

ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA AMBOS OS CURSOS

> DAN507 Composição Coreográfica
Estudo sobre a natureza da criação coreográfica e da performance, que se propõe às vivências criativas interdisciplinares, cujo a finalidade principal é conduzir as idéias próprias dos participantes-pesquisadores.

> DAN502 Corpo & Criatividade
Estudos práticos e teóricos de criatividade artística e a natureza do corpo expressivo, utilizando leituras e experimentações práticas, visando uma ampla compreensão dos conceitos inter-relacionais de corpo e criatividade em diversas áreas do conhecimento.

> TEA502 Etnocenologia
O processo, em construção, de um novo paradgma, no âmbito das etnociências e das artes do espetáculo, para a articulação de teoria e prática, criação e crítica, arte e ciência, tradição e contemporaneidade, imaginário e teatralidade, epistemologia e metodologia, objetos de investigação e corpus de referência, apetências técnicas, trajetos acadêmicos e projetos de pesquisa.

> TEA507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas
A disciplina abordará a cada semestre questões relevantes para as Artes Cênicas de acordo com o projeto de pesquisa do docente responsável.

> TEA509 Arte & Educação
Estudo das formas artísticas e técnicas utilizadas na Arte-Educação como meio fundamental para o desenvolvimento da criatividade e para a educação estética. Abordagem das bases teóricas da Arte-Educação através de sessões semanais de exposições e debates a partir da leitura de textos selecionados, bem como através de experimentos de arte-educação e da vivência de um processo de criação artística.

> TEA503 Teorias do Espetáculo
Os fundamentos da encenação teatral sob a ótica da evolução histórica do espetáculo. A concepção do espaço cênico como expressão do teatro de várias épocas, determinando a forma do espetáculo.

> TEA504 Tradição & Contemporaneidade na Dramaturgia
Estudo de questões relativas à produção dramatúrgica, para diversas produções e meios, abordando aspectos de continuidade e ruptura nas formas dramáticas.

> TEA514 Trabalho Individual Orientado
Desenvolvimento de atividades de pesquisa correlatas ao projeto individual, com orientação docente.

 

2) DOCUMENTAÇÃO

PARA O ENCAMINHAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO (E.Q.) DO MESTRADO

Do(a) professor(a) orientador(a):
Compor a Banca Examinadora com três professores(as): o(a) professor(a) orientador(a), um(a) professor(a) do PPGAC e um(a) professor(a) externo(a) ao PPGAC;
Em conjunto com a Banca marcar a data, a hora e o local do E.Q.;
Enviar a carta-convite para a Banca.

Do(a) Discente:
Solicitar à Secretaria do PPGAC o formulário específico para o E.Q.;
Entregar o formulário preenchido com 30 dias de antecedência da data do E.Q.;
Enviar uma cópia da dissertação para cada membro da Banca com 30 dias de antecedência da data do E.Q.

PARA O ENCAMINHAMENTO DA DEFESA FINAL
(D.F.) DO MESTRADO:

Do(a) Professor(a) Orientador(a):
Compor a Banca Examinadora com três professores(as): o(a) professor(a) orientador(a), um(a) professor(a) do PPGAC e um(a) professor(a) externo(a) ao PPGAC;
Em conjunto com a Banca marcar a data, a hora e o local da D.F.;
Enviar a carta-convite para a Banca.

Do(a) Discente:
Solicitar à Secretaria do PPGAC o formulário específico para a D.F.;
Entregar o formulário preenchido com 30 dias de antecedência da data da D.F.;

Enviar uma cópia da dissertação para cada membro da Banca com 30 dias de antecedência da data da D.F.