Planejamento Acadêmico 2018.1

O PPGAC divulga as disciplinas a serem ofertadas em 2018.1 a seus Alunos Regulares. Sugerimos aos discentes que conversem com seus orientadores.

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Manhã

TEA 503 OPTATIVA Teorias do Espetáculo (Encenação Contemporânea e Poéticas em Mutação)
8h50 a 11h40
Luiz Marfuz

Tarde

TEA508 OPTATIVA
Interpretação e Direção na Cena Contemporânea (Contadores de Histórias)
13h55 – 17h35
Meran Vargens

IPSB55 OPTATIVA
Tópicos Especiais em Psicologia IV (Educação e Artes: leituras psicanalíticas)
13h55 – 16h40
Denise Coutinho

TEA503 OPTATIVA
Teorias do Espetáculo (Cena e Visualidades)
14h50 – 17h35
Eduardo Tudella

TEA 510 OPTATIVA Tópicos Especiais em Artes Cênicas (Interpretação Cênica com Máscaras)
14h50 – 17h35
Joice Aglae

TEA 794 MESTRADO E DOUTORADO
Laboratório de Performance
13h às 18h
Ciane Fernandes

TEA507 OPTATIVA Tópicos Especiais em Artes Cênicas (Estudos em Teatro Negro)
14h50 – 17h35
Licko Turle

Noite

TEA507 OPTATIVA Tópicos Especiais em Artes Cênicas
(Travessias Teóricas: do estruturalismo ao pós-estruturalismo)
18h30 – 21h15
Antonia Pereira

TEA 513 DOUTORADO Formas de Espetáculo – Gáucio Machado Horário a Combinar
DAN508 DOUTORADO Processos de Encenação – Luiz Marfuz Horário a Combinar
TEA 514 – Trabalho Individual Orientado
Meran Vargens / George Mascarenhas / Cleise Mendes / Sonia Rangel

MESTRADO: Todos os professores

DOUTORADO: Todos os professores

TEA 939 Estágio Docente Orientado

TEA 790 Pesquisa Orientada

DAN 795 Exame de qualificação

TEA 940 Estágio Docente Orientado

TEA 790 Pesquisa Orientada

DAN 795 Exame de qualificação

EMENTAS DAS DISCIPLINAS OPTATIVAS

Disciplinas Optativas
IPSB55 Tópicos Especiais em Psicologia IV

(Educação e Artes: leituras psicanalíticas)

Ementa: Incidências do pensamento de Sigmund Freud e de Jacques Lacan sobre a Arte e sobre processos educacionais. Psicanalisar, educar e governar como três artes ou ofícios impossíveis. Autoridade e alteridade. Arte e educação como partilha do comum. O sistema quaternário de pensamento aristotélico: possível, impossível, necessário e contingente. A teoria dos discursos de Lacan. O lugar da universidade na formação de psicanalistas, artistas e educadores. Escola como lugar de vida.

Dia: Terça-feira Horário: 13h55 – 16h40 Professora: Denise Coutinho
TEA503 Teorias do Espetáculo

T01 (Cena e Visualidades)

Ementa: Investigação da compreensão de visualidade, observando a produção de pesquisadores brasileiros cujo trabalho proponha articulações entre esse conceito e o teatro, a espetacularidade, a performatividade, nas mais amplas vertentes.

Dia: Quarta-feira Horário: 14h50 – 17h35 Professor: Eduardo Tudella
TEA503 Teorias do Espetáculo

T02 (Encenação Contemporânea e Poéticas em Mutação)

Ementa: A encenação no teatro moderno e no contemporâneo, com ênfase nos marcos históricos, estéticas recorrentes, modos de encenação, articulação com outras linguagens e poéticas da cena em mutação.

Dia: Quarta-feira Horário: 8h50 – 11h40 Professor: Luiz Marfuz
TEA507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas

T01 (Estudos em Teatro Negro)

Ementa: Disciplina teórica, organizada no formato de seminário com palestrantes (pesquisadores e artistas negras e negros) convidados, que aborda diferentes conceitos, teorias e análise de processos e práticas no campo do Teatro Negro.

Dia: Quinta-feira Horário: 14h50 – 17h35 Professor: Licko Turle
TEA507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas

T02 (Travessias Teóricas: do estruturalismo ao pós-estruturalismo)

Ementa: Estudos teóricos voltados para a análise dos pressupostos filosóficos estruturalistas e pós-estruturalistas e suas convergências críticas, tendo em vista a leitura de diferentes manifestações artísticas e poéticas.

Dia: Segunda-feira Horário: 18h30 – 21h15 Professora: Antonia Pereira
TEA508 Interpretação e Direção na Cena Contemporânea (Contadores de Histórias)

Ementa: Estudo prático-teórico de aspectos relevantes do trabalho de interpretação e direção teatral na experiência da contemporaneidade. Neste semestre a temática será abordada pela perspectiva do contador e da contação de histórias na interpretação e na cena.  Integraremos ações práticas-criativas e reflexivas junto ao componente curricular da graduação TEAA71 – Contadores de Histórias: Improvisação e Oralidades na qual trabalha-se Improvisação e criação de histórias coletivas com ativação da fluência verbal e imaginativa, a prontidão e a interação com o interlocutor/espectador. Investiga-se a personalidade individual do contador de histórias a partir das ações físicas e vocais, incluindo as relações entre imagem, imaginação e imaginário no corpo-memória do contador e sua materialização na construção oral de suas narrativas cênicas.

Dia: Terça-feira Horário: 13h55 – 17h35 Professora: Meran Vargens
TEA 510 Interpretação Cênica com Máscaras

Ementa: A via prática envolve a aplicação de técnicas para máscaras, codificadas e estruturadas por praticantes de teatro, podendo elas pertencer a uma estética específica (como bufão, commedia dell’arte, palhaço, neutra, larvária e outras) ou a experiência vivificada de culturas tradicionais (indígenas, balinesas, africanas, etc.). A prática pode ser encaminhada, também, como a construção de uma experiência de Máscara a partir de exercícios que trabalham princípios desta, não seguindo nenhuma técnica, estética ou tradição específica. A disciplina não visa a obrigatoriedade da construção de uma máscara objeto, sendo esta opcional para cada integrante da disciplina. A via teórica visa a realização de exercícios de leitura e reflexão de entendimentos sobre a Máscara, buscando trazer olhares diversos sobre esta prática, com escritos de estudiosos das artes cênicas, antropólogos, psicólogos, performers, mestres tradicionais e pesquisadores das mais diversas áreas que se debruçam sobre a temática da Máscara.

Dia: Quarta-feira Horário: 14h50 – 17h35 Professora: Joice Aglae