PPGAC SE DESPEDE DE 2018 COM NOVAS PUBLICAÇÕES

O lançamento de um conjunto de publicações e a homenagem presencial a atriz e preparadora vocal Lia Mara, uma das artistas mais importantes da história do teatro na Bahia, marcam a programação cultural de final de ano do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (PPGAC-UFBA). O evento acontece nessa quarta-feira (dia 19 de dezembro), a partir das 16h30, no Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA), com entrada franca.

Formada em direção teatral, professora de artes cênicas e estimuladora da desinibição da fala e do potencial vocal de seus educandos, Lia Mara é uma senhora da voz e uma das grandes representantes da tradição do teatro na Bahia. Nos anos 1970, consagrou-se como a protagonista do espetáculo A Casa de Bernarda Alba, dirigida por José Possi Neto, um dos marcos do teatro baiano com grande repercussão na Bahia e em São Paulo, dentre outros trabalhos.

Além da homenagem que irá receber da equipe de docentes do PPGAC, Lia Mara está na edição n° 30 da revista Repertório, um dos lançamentos da tarde dessa quarta-feira. Focada no Dossiê Poéticas Vocais, essa edição, organizada por Ana Flávia Hamad, Elaine Cardim e Meran Vargens, traz uma entrevista pingue-pongue com Lia na seção Persona, constituindo-se num documento de memória significativo.

Fundada há quase duas décadas, a Repertório, tendo como editores chefes George Mascarenhas e Ivani Santana, possui uma linha editorial que valoriza a práxis transdisciplinar das artes cênicas e dá ênfase ao pensamento contemporâneo. No âmbito internacional, fomenta e fortalece as relações ibero-americanas na produção do pensar e do fazer em arte. Já no âmbito nacional, privilegia a diversidade artística, cultural e acadêmica das regiões Norte/Nordeste. Na tarde de quarta-feira, o PPGAC irá lançar também a Repertório 31 com o Dossiê Somática e Dança (Maria Albertina Grebler e Diego Pizarro). A bailarina, coreógrafa e pesquisadora do movimento Angel Viana é o destaque da seção Persona.

A programação inclui várias outras publicações. Com nova identidade visual, os Cadernos do GIPE CIT (Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário & Teatralidade) chegam aos leitores em duas novas edições: a de número 40, organizada por Licko Turle, Cilene Canda, Antônia Pereira e César Paro, traz como tema principal o Teatro do Oprimido; a de número 41 reflete sobre arte, gênero e diversidade, tendo como organizadoras Antônia Pereira e Laila Rosa.

Duas editoras que apoiam a produção acadêmica dos docentes da Escola de Teatro têm espaço garantido nessa programação. A EDUFBA, com os livros Travessias Dramatúrgicas – A Companhia de Teatro da UFBA, organizado pelos professores Raimundo Matos de Leão e Cássia Lopes; Paisagens Educativas do Ensino de Teatro na Bahia – Saberes, experiências e formação de professores, de Célida Salume e Cilene Canda; e Dança Cristal – Da arte do movimento à abordagem somático-performativa, de Ciane Fernandes; Cleise Mendes e Raimundo Matos – “Dramaturgias: construções, paralelos e desvios”.

E a Editora Perspectiva, com as obras Saltimbancos Urbanos – O circo e a renovação teatral no Brasil (1980-2000), de Eliene Benício, e Escola Picolino – O circo social e a arte-educação, de Fábio Dall Galo.

– homenagem a lia mara

– LANÇAMENTO DA REVISTA REPERTÓRIO

30 Dossiê Poéticas Vocais – Organizadoras: Ana Flávia Hamad, Elaine Cardim, Meran Vargens

Persona: Lia Mara

31 Dossiê Somática e Dança – Maria Albertina Grebler, Diego Pizarro

Persona: Angel Viana

– lançamento dos CADERNOS DO GIPE CIT

40 Teatro do Oprimido – Organizadores: Licko Turle, Cilene Canda, Antônia Pereira e César Paro

41 Arte, Gênero e Diversidade – Organizadoras: Antônia Pereira e Laila Rosa

– LIVROS DE PROFESSORES DO PPGAC PUBLICADOS PELA EDUFBA

Cassia Lopes e Raimundo Matos – “Travessias Dramaturgicas – A Cia de Teatro da UFBA”

Célida Salume e Cilene Canda – “Paisagens Educativas do ensino de teatro na Bahia – saberes, experiências e formação de profesores”

Ciane Fernandes – “Dança Cristal – da arte do movimento à abordagem somático-performativa”

– LIVROS PUBLICADOS PELA EDITORA PERSPECTIVA

Eliene Benício – “Saltimbancos Urbanos – O circo e a renovação teatral no Brasil – 1980-2000 “

Fábio Dall Galo – “Escola Picolino – O circo social e a arte-educação”

FICHA

O que: lançamento de publicações do PPGAC-UFBA

Quando: dia 19 de dezembro, às 16h30

Onde: Teatro Martim Gonçalves (Escola de Teatro da UFBA), Canela.

Ingresso: entrada franca

Marcos Uzel: 98831- 8369