ANTÔNIO BISPO DOS SANTOS, o NÊGO BISPO, é um líder quilombola de uma comunidade rural do Piauí. Professor convidado da disciplina Encontro de Saberes na UnB desde 2012, faz parte de uma rede de mestres de saberes tradicionais. Autor do livro COLONIZAÇÃO, QUILOMBOS modos e significados (2015) publicado pelo INCT de Inclusão, coordenado por José Jorge de Carvalho, professor titular do departamento de Antropologia da UnB. De acordo com José Jorge, “Seu livro traz uma perspectiva nova no campo de ensaios de interpretação do Brasil: a visão dos quilombos, comunidades de negros que se rebelaram contra a violência do regime escravo e se tornaram historicamente um símbolo maior da luta dos povos do Novo Mundo contra a escravidão e o racismo e pela afirmação de comunidades autossustentáveis. Bispo constrói um argumento denso sobre a história das resistências, rebeliões, insurgências e experiências concretas de construção de comunidades livres e autossustentáveis, como Palmares, Canudos, Caldeirões e Pau de Colher, projetando seus ideais para os dias de hoje. Desenvolve o conceito de contracolonização, contestando o atual modelo ecocida e desumano de desenvolvimento econômico ao qual o Brasil, junto com os demais países da América Latina, se rendeu completamente. Em contraposição a esse projeto de sociedade autodestrutiva, propõe uma alternativa civilizatória baseada na biointeração, comum aos quilombos, aos terreiros das religiões de matriz africana e à capoeira”.

Realização: Grupo de Estudos sobre a Universidade

Promoção: PPGAC – UFBA / CEPAIA – UNEB