O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), da Universidade Federal da  Bahia (UFBA), abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição número 44 (2020.1) dos “Cadernos do GIPE-CIT”, que traz como tema O circo: ontem e hoje.

Nesta edição, trataremos do Circo de ontem e de hoje, desde sua origem, passando pelo Circo Moderno e seus desdobramentos na Contemporaneidade. Reflexões teóricas e históricas, processos criativos a partir da arte circense, experimentos artísticos, dramaturgia circense, circo itinerante, circo-teatro, palhaços, novo circo, questões de gênero, os freaks. Reflexões filosóficas sobre o significado do circo; questões relacionadas ao hibridismo no circo, a bricolagem, a circularidade; a música no circo, cenários, figurinos, iluminação; os animais no circo; a arquitetura do circo. Os desdobramentos da arte circense na contemporaneidade, através de temas como o circo e o esporte, o circo e a medicina, o circo e as artes cênicas; o artista circense itinerante, e muitos outros temas passíveis de serem contemplados neste número.

Importante registrar que o periódico “Cadernos do GIPE-CIT” começou a circular como uma publicação do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade, criado em 1994, que deu origem ao programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 1997, como também impulsionou a criação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE, em 1998.

Os Cadernos do GIPE-CIT propõem-se a divulgar resultados parciais de trabalhos de pesquisadores efetivos e associados, de professores e estudantes (mestrandos e doutorandos). A iniciativa contou com o apoio do CNPq (1997/1999), FAPEX e UNEB (1999/2000), e, desde 2004, pertence ao orçamento e execução do PPGAC-UFBA e do PROAP-CAPES.

Os Cadernos do GIPE-CIT podem ser encontrados no PORTAL SEER UFBA, como também, no sítio do PPGAC: http://www.ppgac.tea.ufba.br/periodicos/. Vale ressaltar que os “Cadernos do GIPE-CIT” obteve nota B-5 na avaliação da Capes em 2016 e que, ao longo de seus 25 anos, tem sido instrumento de registro e difusão de pesquisas realizadas no território nacional e internacional.

Os trabalhos deverão ser apresentados de acordo com as normas descritas nesta chamada até o dia 27 de março de 2020, unicamente pelo email: cadernosdogipecitppgacufba@gmail.com

As Normas para a submissão de Trabalhos “Cadernos do GIPE-CIT”, número 44 (2020.1) podem ser acessadas diretamente no Portal SEER, clicando aqui.