O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), abre chamada para a submissão de trabalhos para a Edição número 45 (2020.2) dos “Cadernos do GIPE-CIT”, que traz como tema Diálogos e hibridismo na cena contemporânea. Nesta edição, serão bem vindas contribuições que tratem das relações dialógicas entre meios, poéticas, matrizes culturais, gêneros artísticos, linguagens e distintos campos do conhecimento, evidenciando experiências cênicas, processos criativos, composições artísticas, além de reflexões teóricas de pesquisadoras e pesquisadores que buscam o diálogo como uma perspectiva teórico-metodológica ou como um elemento norteador de seus processos de criação.

Utilizamos o pensamento do filósofo da linguagem Mikhail Bakhtin como lastro para a proposição desta temática, além das noções de hibridismo de Nestor Canclini, dentre outros expoentes dos Estudos Culturais, e, ainda, a perspectiva do pesquisador Jean-Pierre Sarrazac ao investigar as relações entre gêneros nas escritas dramatúrgicas contemporâneas. Ademais, temos como referência máxima o conceito dialógico expresso na práxis do educador Paulo Freire.

Vamos acolher trabalhos que discutem e problematizem práticas artísticas e arte-educativas dialógicas, expondo inter-relações e potencialidades estéticas – poéticas, visuais, musicais, literárias, performativas, pedagógicas – dessa perspectiva em aportes teóricos e técnicos e seus desdobramentos cênico-dramatúrgicos, além da sua dimensão ética, cultural e política. Serão priorizados trabalhos com arcabouço inter, multi ou transdisciplinar exaltando a necessidade dialógica do ser humano em contextos criativos, particularmente no que se refere às artes cênicas, em todas as suas modalidades.

Importante registrar que o periódico “Cadernos do GIPE-CIT” começou a circular como uma publicação do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade, criado em 1994, que deu origem ao programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 1997, como também impulsionou a criação da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – ABRACE, em 1998.

Os Cadernos propõem-se a divulgar resultados parciais de trabalhos de pesquisadores efetivos e associados, professores e estudantes. A iniciativa contou com o apoio do CNPq (1997/1999), FAPEX e UNEB (1999/2000), e, desde 2004, pertence ao orçamento e execução do PPGAC-UFBA e do PROAP-CAPES.

Vale ressaltar que “Cadernos do GIPE-CIT” obteve nota B-5 na avaliação da Capes em 2016 e que, ao longo de seus 25 anos, tem sido instrumento de registro e difusão de pesquisas realizadas no território nacional e internacional.

 Os trabalhos relacionados à Edição número 45 (Ano 24, 2020.2) deverão ser apresentados de acordo com as normas descritas nesta Chamada até o dia 16 de setembro de 2020. Os trabalhos devem ser submetidos no PORTAL SEER UFBA: https://portalseer.ufba.br/index.php/gipe-cit/index

As Normas para a submissão de Trabalhos para o Cadernos do GIPE-CIT, número 45 (2020.2) podem ser acessadas diretamente no Portal SEER, clicando aqui.