CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

Dossiê: A dramaturgia em seu campo expandido na contemporaneidade

Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, a Revista Repertório abre chamada para o Dossiê: A dramaturgia em seu campo expandido na contemporaneidade, na seção EM FOCO, com as editoras-associadas Ciane Fernandes e Melina Scialom

O panorama contemporâneo de práticas artísticas vem permitindo que conceitos seculares sejam revisados perante o fazer cênico de hoje. Este é o caso do conceito de Dramaturgia. De acordo com José Sánchez e Magda Romanska a dramaturgia enquanto substantivo e enquanto verbo tem se desenvolvido para além do fazer teatral textual para ser vista como um espaço de mediação que traz questionamentos ao fazer cênico, antecedendo ou estando para além do texto teatral. Considerando a produção cada vez maior de atividades e processos artísticos que dialogam e trazem nova práxis para o conceito de dramaturgia, esta chamada da revista Repertório busca revelar os trabalhos de artistas e pesquisadores que vêm trazendo perspectivas inovadoras para o conceito e prática da dramaturgia em seu campo expandido. Pretendemos portanto estabelecer diálogos com o  conceito de dramaturgia que vai além da identificação do termo relacionado a ideia de drama ou composição de textos/literatura teatral ou mesmo da figura do dramaturgo como sendo autor da obra, para se aproximar de uma prática onde dramaturgia opera como uma atenção, uma sensibilidade, um recurso no e do processo criativo.

Através desse dossiê de Dramaturgias em seu Campo Expandido, propomos evidenciar práticas, experimentos e olhares críticos sobre a dramaturgia que fazem parte da criação e pensamento das artes cênicas de hoje. Nos interessa os trabalhos e pesquisa de artistas-pesquisadores que têm contribuído para estabelecer novas perspectivas sobre a prática dramatúrgica ligadas à corporeidades, novas ecologias, experimentalismo, processos de criação para além do espaço e literaturas teatrais ou que dialoguem com diferentes mídias e linguagens cênicas. Assim convidamos autores que têm realizado pesquisas empíricas em torno da prática dramatúrgica, para articularem reflexões críticas sobre suas pesquisas e produções atuais a fim de evidenciarem os desenvolvimentos da atividade dramatúrgica na contemporaneidade.

Os trabalhos devem ser submetidos até 29 de maio de 2020, através do portal SEER (https://portalseer.ufba.br/).

Os textos podem ser submetidos para as seguintes seções:

• Em foco: textos que abordem conteúdos relativos à temática central do número a ser publicado.
  • Persona: textos desenvolvidos em torno de uma personalidade das artes cênicas. Podem ou não estar vinculados ao tema central do número.
  • Repertório livre: textos com temática à escolha do autor, independente do tema central do número.

Artigos que estejam fora das normas de publicação da revista não serão aceitos.

As diretrizes para os autores se encontram em:

Para acessar a REVISTA REPERTÓRIO