A Revista Repertório, vinculada ao  Programa de Pós-Graduação em Artes  Cênicas da Universidade Federal da Bahia,  abre chamada para o Dossiê: Estudos do  Corpo & Cognição nas Artes Cênicas  contando com a organização de Beatriz  Adeodato e Ivani Santana, a qual também  é co-editora geral em parceria com George  Marcarenhas

Os estudos contemporâneos sobre o corpo,  advindos das Ciências Cognitivas, têm  possibilitado novos olhares sobre a  corporalidade na dança, na performance,  no teatro e nas Artes Cênicas, em geral.  Principalmente a partir do filósofo francês  Maurice Merleau-Ponty, com seu livro  Phénoménologie de la Perception (1945), atravessamos marcos importantes, como a Teoria  Enativista, proposta por Francisco Varela, Evan Thompson e Eleonor Rosch, no livro The  Embodied Mind (1991), ou o relevante e extenso trabalho do linguista George Lakoff e do  filósofo Mark Johnson, com o Philosophy in the Flash: the embodied mind and its challenge  to Western thought (1999), ou ainda, Being There: putting brain, body, and world together  again, de autoria de Andy Clark (1997), apenas para citar alguns nomes recorrentes em teses,  dissertações e artigos no campo das Artes Cênicas. No século XXI, foram incluídos nas  referências bibliográficas autores como Alva Noë, Shaun Gallagher, Maxine Sheets Jonhstone, Ezequiel Di Paolo, Hanne De Jaegher, Giovanna Colombetti, dentre outros. Os  estudos dessa vertente das Ciências Cognitivas possuem, em comum, a compreensão de que a

mente é uma propriedade emergente e integrada ao corpo de seres vivos, cognoscentes, os  quais estão em constante interação com seu meio ambiente. As reflexões promovidas vêm  oferecendo para as Artes Cênicas novas perspectivas para compreender a pessoa em seus  ambientes físicos, espaciais, assim como, no seu contexto biológico, conceitual, artístico

processual, metodológico e estético. Tais estudos, portanto, têm fundamentado pesquisas  nesse campo, voltadas para diversos assuntos, como os processos criativos, formas de  preparação corporal, investigações metodológicas ou educacionais, dentre outras.

Esse dossiê número 38 da Revista Repertório será dedicado aos pesquisadores/artistas  das Artes Cênicas que realizam investigações a partir dessa articulação com as Ciências  Cognitivas. Trabalhos que dialoguem com as outras vertentes também serão bem-vindos, pois  desejamos um diálogo aberto, não apenas entre as distintas perspectivas da “mente  corporalizada”, mas permitindo o confronto com as abordagens advindas do cognitivismo ou  do conexionismo.

Artigos escritos para a temática desse dossiê devem ser submetidos até 31de agosto de  2021, através do portal SEER (https://portalseer.ufba.br/). Os trabalhos aprovados serão  publicados na seção “Em foco” da edição número 38, ano 2021.

Textos que abordem outras temáticas podem ser submetidos em fluxo contínuo  podendo ser aprovado para esse número ou edições futuras e, quando aprovados, poderão ser  publicados nas seguintes seções:

  • Persona: textos desenvolvidos em torno de uma personalidade das artes cênicas,  podendo ou não estar vinculados ao tema central do número.

  • Repertório livre: textos com temática à escolha do autor, independente do tema central  do número.

Artigos que estejam fora das normas de publicação da revista não serão aceitos. As  diretrizes para os autores se encontram em: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/ about/submissions#authorGuidelines

Para acessar a REVISTA REPERTÓRIO: 

https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/index


Versão em PDF da Chamada, disponível em: