Professora Titular de Teoria da Litertura do Instituto de Letras da UFBA. Presidente da Academia de Letras da Bahia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1996). Foi Diretora do Instituto de Letras da UFBA (1996- 2004), Coordenadora da Pós-Graduação ( PPGLL); Presidente da ABRALIC (1998-2000). É lider do grupo de pesquisa Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Criação Literária/CNPq; Coordenadora do Projeto de Pesquisa O escritor e seus múltiplos: migrações. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: trânsitos discursivos, silviano santiago, joão guimarães rosa, intelectual contemporâneo e crítica literária.