Marcelo Sousa Brito é bolsista PNPD da Capes desde novembro de 2016, junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA onde realiza o projeto de pesquisa “Narrativas Cartográficas do ator-geógrafo” com supervisão da Professora Doutora Eliene Benício. Ator e diretor teatral, prêmio Braskem 2006 na categoria revelação pela direção do espetáculo “Guilda”, resultado de sua formatura em Direção Teatral na Escola de Teatro da UFBA dando início a uma parceria com a professora Eliene Benício orientadora da formatura em 2006. Mais tarde retornam essa parceria no Doutorado defendido em 2015, no PPGAC-UFBA, e neste momento, como supervisora do Pós Doutorado. Desde então o pesquisador integra o grupo de pesquisa NETPOP (Núcleo de estudos em teatro popular).

O pesquisador teve toda sua carreira acadêmica ligada à Escola de Teatro e ao PPGAC-UFBA, em 2011 conclui o Mestrado intitulado “Pedra Afiada: um convite para o teatro invadir a cidade”, orientado pela Professora Doutora Ângela Reis.

Tanto a dissertação quanto a tese foram publicadas em livro pela EDUFBA, editora da Universidade Federal da Bahia: “O teatro invadindo a cidade” (2012) e “O teatro que corre nas vias” (2017).