Foto: Giovani Rufino / Performer: Vanilton Lakka / Lab DCT - Laboratório Dança-Cognição-Tecnologia (2016) / Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual
Estrutura do Doutorado

Carga horária mínima: 425 h

Disciplinas Obrigatórias

Carga horária mínima: 272h

  • TEA 505 Seminários Avançados II – 68 h
  • TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas – 68 h
    (obrigatória comum aos níveis de Doutorado e Mestrado)
  • DAN 508 Processos de Encenação – 68 h
  • TEA 513 Formas do Espetáculo – 68 h
Atividades Obrigatórias
  • DAN 504 Seminário Interdisciplinar de Pesquisa
  • TEA 790 Pesquisa Orientada
  • TEA 793 Projeto de Tese
  • DAN 795 Exame de Qualificação
  • TEA 940 Estágio Docente Orientado – 136 h
Disciplinas Optativas

carga horária mínima: 153 h

* O estudante deverá cursar três disciplinas optativas, sendo pelo menos uma do elenco de disciplinas optativas do PPGAC.

Fluxograma do Doutorado
1º SEMESTRE

Disciplinas:

  • TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas – 68 h
  • TEA 505 Seminários Avançados II – 68 h
  • Uma disciplina optativa – 51 h

Atividades:

  • DAN 504 Seminário Interdisciplinar de Pesquisas
  • TEA 793 Projeto de Tese
2° SEMESTRE

Disciplinas:

  • DAN 508 Processos de Encenação
  • TEA 513 Formas do Espetáculo
  • Uma disciplina optativa – 51h

Atividades:

  • DAN 504 Seminário Interdisciplinar de Pesquisa
  • TEA 790 Pesquisa Orientada
  • TEA 940 Estágio Docente Orientado – 68 h
3° SEMESTRE

Disciplinas:

  • TEA 940 Estágio Docente Orientado – 68 h
  • Uma disciplina optativa – 51h

Atividades:

  • TEA 790 Pesquisa Orientada
  • Exame de Qualificação
4° / 5° / 6° / 7° SEMESTRES
  • TEA 790 Pesquisa Orientada
8° SEMESTRE
  • Defesa Pública
Ementas das Disciplinas e Atividades do Doutorado
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

TEA505 Seminários Avançados II

Estudos avançados de temas específicos das artes cênicas, envolvendo princípios de criação que configuram a encenação.

DAN508 Processos de Encenação

Estabelece relações com os projetos de pesquisa individuais, propondo uma reflexão sobre processos de criação, oferecendo subsídios teórico-práticos para identificar e desenvolver os campos de conhecimento que cada projeto instaura, levantando questões emergentes e pertinentes a cada um. Estimula o pensamento criador através da reflexão sobre experiências e métodos em processos de criação, estabelecendo relações com os projetos de pesquisas individuais, tanto de caráter teórico quanto de caráter prático-teórico.

TEA501 Pesquisa em Artes Cênicas

Metodologia e Técnicas da Pesquisa em Artes Cênicas, abordando as linhas de pesquisa e projetos transdisciplinares, que transitam nas interfaces dos Estudos Culturais, dos Estudos da Performance, Dança, Teatro, Cinema, Música, Artes Visuais, Literatura, entre outros. Disciplina organizada em módulos, podendo contar com a participação de outros Professores/Pesquisadores.

TEA513 Formas de Espetáculo

Estudos sobre a diversidade dramática, espetacular, no âmbito da tradição e da contemporaneidade, considerando a singularidade das manifestações artísticas locais, nacionais e internacionais.

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

TEA 940 Estágio Docente Orientado

O(a) estudante-estagiário(a) deve atuar no Ensino de Graduação com acompanhamento individual do professor de uma disciplina do Curso de Teatro e de outras unidades da UFBA, e também com acompanhamento de seu próprio Orientador. A atividade visa a interação dos(as) estudantes da Pós-Graduação com os(as) estudantes da Graduação e a preparação dos pós-graduandos(as) para a docência em nível superior. A disciplina pode ser substituída por um Curso de Extensão. Em todos os casos, o ensino deve estar relacionado ao tema de pesquisa do estagiário, e o Coordenador da Atividade promove reuniões semanais, para troca de experiências e discussão de textos referentes a questões pedagógicas e técnicas do ensino de arte. A bibliografia varia de acordo com o Projeto de Ensino. Ao final do semestre, cada estudante-estagiário(a) apresenta um relatório de Estágio com parecer do responsável pela disciplina na Graduação e são dispensados dessa atividade os docentes concursados da Universidade Federal da Bahia.

DAN795 Exame de Qualificação

Exame a ser realizado para verificação dos resultados obtidos durante a pesquisa, avaliados por uma Banca Examinadora, formada por professores do PPGAC e professores externos.

TEA794 Laboratório de Performance

Atividade dirigida aos pós-graduandos que incluem encenação em suas pesquisas. O aluno-pesquisador (diretor, ator, coreógrafo ou performer) apresenta ao Coordenador da Atividade, no início do semestre, um Projeto de Encenação e desenvolve o laboratório de criação cênica, sozinho ou com seu elenco, sob supervisão do Orientador e do Coordenador da Atividade. São realizadas reuniões semanais para supervisão, para troca de experiências, e cada aluno-pesquisador deve apresentar um relatório ao final do semestre. A bibliografia varia de acordo com o Projeto de Encenação.

DAN504 Seminário Interdisciplinar de Pesquisa

Atividade destinada ao aperfeiçoamento das pesquisas dos doutorandos, realizada semanalmente, na qual um aluno apresenta o estágio em que se encontra seu trabalho, suas bases teóricas, suas opções metodológicas e demais aspectos que considera relevantes. O trabalho é analisado por dois colegas que buscam esclarecer pontos, sugerir outros referenciais e debater questões polêmicas, quando é o caso. Após arguições dos dois pareceristas, o debate é aberto aos demais participantes e ao orientador do aluno.

TEA790 Pesquisa Orientada

Supervisão e orientação de desenvolvimento de projeto de tese junto ao professor orientador.

TEA793 Projeto de Tese

Atividade destinada ao aluno de Doutorado, com acompanhamento individual do seu orientador, para aperfeiçoamento do anteprojeto de pesquisa apresentado durante o processo de seleção para ingresso no Programa. A bibliografia é específica de cada Projeto de Pesquisa, tomando por base a que foi apresentada originalmente pelo aluno e aperfeiçoada com as sugestões do Orientador.

ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA AMBOS OS CURSOS

DAN507 Composição Coreográfica

Estudo sobre os princípios da criação coreográfica e da performance, que se propõe às vivências criativas interdisciplinares, cuja finalidade principal é conduzir as idéias próprias dos participantes-pesquisadores.

DAN502 Corpo & Criatividade

Estudos práticos e teóricos de criatividade artística e do corpo expressivo, utilizando leituras e experimentações práticas, visando ampla compreensão dos conceitos inter-relacionais de corpo e criatividade em diversas áreas do conhecimento.

TEA502 Etnocenologia

O processo, em construção, de diferentes paradigmas no âmbito das etnociências e das artes do espetáculo, para a articulação de teoria e prática, criação e crítica, arte e ciência, tradição e contemporaneidade, imaginário e teatralidade, epistemologia e metodologia, objetos de investigação e corpus de referência, apetências técnicas, trajetos acadêmicos e projetos de pesquisa.

TEA507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas

A disciplina aborda questões relevantes para as Artes Cênicas de acordo com o projeto de pesquisa do docente responsável.

TEA509 Arte & Educação

Estudo das formas artísticas e técnicas utilizadas na Arte-Educação como meio fundamental para o desenvolvimento da criatividade e para a educação estética. Abordagem das bases teóricas da Arte-Educação através de sessões semanais de exposições e debates a partir da leitura de textos selecionados, bem como através de experimentos de arte-educação e da vivência de um processo de criação artística.

TEA503 Teorias do Espetáculo

Os fundamentos da encenação teatral sob da perspectiva histórica do espetáculo. A concepção do espaço cênico como expressão do teatro de várias épocas, determinando a forma do espetáculo.

TEA504 Tradição & Contemporaneidade na Dramaturgia

Estudo de questões relativas à construção dramatúrgica, para diversas produções e meios, abordando aspectos de continuidade e ruptura nas formas dramáticas.

TEA514 Trabalho Individual Orientado

Desenvolvimento de atividades de pesquisa correlatas ao projeto individual, com orientação docente.

ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS COMUNS AOS NÍVEIS DE DOUTORADO E DE MESTRADO
  • TEA 502 Etnocenologia
  • TEA 503 Teorias do Espetáculo*
  • TEA 504 Tradição e Contemporaneidade na Dramaturgia
  • TEA 506 Encenação e Cenografia
  • TEA 507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas*
  • TEA 508 Interpretação e Direção na Cena Contemporânea
  • TEA 509 Arte e Educação
  • TEA 510 Interpretação Cênica com Máscaras
  • DAN 502 Corpo e Criatividade
  • DAN 503 Dança-Teatro Contemporâneo
  • DAN 505 Danças Tradicionais
  • DAN 506 Análise do Movimento
  • DAN 507 Composição Coreográfica
  • TEA 514 Trabalho Individual Orientado**

Observações:

Os estudantes poderão cumprir a carga horária exigida, cursando disciplinas optativas de Doutorado de outros Programas de Pós-Graduação, a critério do Professor Orientador.

* Diferencia de acordo com o professor que a ministra. Por isso, há casos em que incorrem em duplicidade e impossibilidade de cursar a mesma disciplina, já que estas mudam de conteúdo, mas não mudam de código. O estudante pode encaminhar, ao Colegiado, sugestões de disciplinas optativas a serem oferecidas a cada semestre.

** É necessário que na etapa de planejamento, antes, portanto, de se matricular, o(a) interessado(a) entre em acordo com o(a) professor(a), para que o(a) mesmo(a) possa disponibilizar uma vaga para este fim.

Pular para a barra de ferramentas