O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA concorre a vagas para professor visitante, de acordo com o EDITAL PV 001/2019 – PROPG/ UFBA – CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR VISITANTE 2020, um investimento da UFBA que propõe ampliar e intensificar a produção científica de excelência na Universidade.

Os professores visitantes selecionados devem ter projetos de pesquisa vinculados às linhas de pesquisa do PPGAC e terão contrato de trabalho com a seguinte duração:

a) professor brasileiro: mínimo de 1 (um) ano, podendo ser renovado desde que o prazo total não exceda a 2 (dois) anos.
b) professor estrangeiro: mínimo de 1 (um) ano, podendo ser renovado anualmente desde que o prazo total não exceda a 4 (quatro) anos.

O ingresso dos professores aprovados ocorrerá a partir de 16/03/2020

Os requisitos para contratação são:

a) Possuir título de doutor com dois anos completos, no período da inscrição junto ao Programa de Pós-Graduação (PPG), comprovado por meio da data de titulação registrada no diploma (cópia frente e verso);
b) Não ser servidor ativo da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como empregado ou servidor de suas subsidiárias e controladas, de acordo com o Art. 6º da Lei nº 8.745/93;
c) Caso tenha vínculo empregatício, deve estar aposentado, ou oficialmente licenciado, no momento da contratação;
d) Não ter sido contratado nos últimos 24 (vinte e quatro) meses, com base na Lei 8.745 de 09/12/1993;
e) Não ser professor ou técnico aposentado pela UFBA;
f) Não residir no Estado da Bahia, atestado por meio de comprovante de residência.

A remuneração dos visitantes será análoga à dos professores adjunto, associado ou titular, da carreira regular, de acordo com o enquadramento funcional baseado na data de obtenção do título de doutor.

Os interessados deverão encaminhar os seguintes documentos, em formato PDF, até o dia 15 de outubro de 2019 para o e-mail ppgac@ufba.br com o título “Inscrição Professor Visitante 2020” (sem aspas):

1. Plano de trabalho detalhando as atividades acadêmicas e científicas a serem executadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação, durante o período da contratação, assinado e rubricado pelo candidato, em formato PDF;
2. Currículo do candidato (em caso de candidato com currículo na Plataforma Lattes, o link deste será suficiente), em formato PDF;

CRONOGRAMA DE PRÉ-SELEÇÃO DOS CANDIDATOS PELO PPGAC

Prazo de envio dos documentos dos candidatos ao PPGAC Até 15/10/2019
Divulgação da seleção preliminar pelo PPGAC Até 28/10/2019
Envio dos resultados e documentação dos candidatos pré-selecionados para a Pró-reitora de Pós Graduação Até 01/11/2019

Sugerimos a leitura do edital completo, disponível em: http://www.propg.ufba.br/node/429%22%20target=%22_blank%22%3Ehttp://www.propg.ufba.br/node/429%3C/a%3E

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O PPGAC/UFBA é um programa de excelência na área de Artes Cênicas, com nota 6,0 em avaliação da CAPES. O programa conta com 5 linhas e diversos grupos de pesquisa vinculados, com uma vasta produção acadêmica e reconhecidas publicações especializadas (Revista Repertório, MAPA D2 e Revista do GIPE-CIT).

A inclusão de professores visitantes ao Programa pretende ampliar relações, firmar as pesquisas em andamento e fomentar novos projetos de pesquisa de excelência.

Os professores visitantes estarão voltados especialmente para a área de pesquisa, com colaborações eventuais nos níveis de ensino e extensão.

As propostas devem estar articuladas com as linhas de pesquisa do Programa e podem ser vinculadas aos grupos de pesquisa existentes.

Linhas de pesquisa:

• Matrizes estéticas na cena contemporânea: Pesquisas de caráter transdisciplinar em artes do espetáculo, estudos de etnocenologia, metodologias de construção e de transmissão de saberes e fazeres.
  • Poéticas e processos de encenação: Pesquisas sobre tendências contemporâneas das artes do espetáculo, imaginário e criação, composição, formação e recepção.
  • Somática, performance e novas mídias: Pesquisas de caráter Multi-Inter-Transdisciplinar que estabeleçam relações com a Educação Somática, os Estudos do Corpo, os Estudos da Performance, as Pesquisas Guiadas pela Prática, a Pesquisa Somático-Performativa e os Estudos da Cultura Digital, tais como processos de interatividade e hibridismo, intervenção e inclusão.
  • Dramaturgia, História e Recepção: Pesquisas relativas à criação dramatúrgica para diversas funções e meios, historiografia, recepção e crítica.
  • Processos educacionais em Artes Cênicas: Pesquisas de caráter transdisciplinar e desenvolvimento de epistemo-metodologias no campo das artes cênicas em experiências que contemplam processos de ensino-aprendizagem.

Grupos de Pesquisa:

• Grupo de Pesquisa: G-PEC (Grupo de Pesquisa em Encenação Contemporânea) – Líder: Érico José
  • Grupos de Pesquisa: NETPOP (Núcleo de Estudos em Teatro Popular) – Líder: Eliene Benício
  • Grupo de Pesquisa: GIPE-CIT – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade – Lider: Deolinda Vilhena
  • Grupo de Pesquisa: PÉ NA CENA – Poéticas de Atuação e Encenação Contemporâneas – Líder: Luiz Marfuz
  • Grupo de Pesquisa: ECUS – Espetáculos Culturais Contemporâneos – Líder: Leonardo Boccia
  • Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual – Líder: Ivani Santana
  • Grupo de Pesquisa: GIPE-Corpo – Líder: Leonardo Sebiane
  • Grupo de Pesquisa: ARTCRI-Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas, Imagem e Imaginário – Líder: Catarina Santana
  • Grupo de Pesquisa: DRAMATIS – Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação – Líder: Cleise Mendes
  • Grupo de Pesquisa: Grupo Interdisciplinar Estudos sobre a Universidade – Líder: Denise Coutinho
  • Grupo de Pesquisa: LAVRARE- Laboratório da voz: rastros e redes / UFBA – Líder: Meran Vargens