Dossiê: Poéticas Vocais
Revista Repertório: Ano 20 – Número 1 (jan/abr) 2018
Revista quadrimestral editada  pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.

Editada pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, a revista Repertório abre chamada para o Dossiê: Poéticas Vocais.

Os trabalhos devem ser submetidos de 17/out a 31/mar de 2018, através do portal SEER (https://portalseer.ufba.br/).

A pesquisa vocal para o ator, no cenário teatral brasileiro, se expande de forma a exigir reflexões críticas voltadas para as diferentes atuações nas artes cênicas. Entendemos que o trabalho vocal pode abranger a expressão do intérprete com o intuito de observar sua singularidade vocal, bem como o trabalho de escuta e das propriedades do som e da música que contemplem o campo da musicalidade do ator. As reflexões também voltam-se para os processos de criação e composição cênica a partir da performance vocal do ator e dos elos que compõem a cena; as metodologias aplicadas à formação do artista cênico, ao desenvolvimento humano, à formação de profissionais que têm na voz falada ou cantada seu instrumento de trabalho. Nesse arco de reflexão, também ganham espaço os estudos do imaginário, da memória, das tradições que envolvem a mitologia e o papel social do atuante no passado e na sociedade contemporânea, estabelecendo elos com a antropologia da performance. Assim, incluímos também as associações entre as pesquisas sobre a linguagem cênica às da área de comunicação e expressão, da consciência corporal e às da saúde vocal em sua dimensão somática e do cuidado de si.

Dessa forma, considerando as articulações entre os diferentes saberes e fazeres, abrangendo diversas geografias do conhecimento, a presente chamada objetiva convocar trabalhos de natureza prática e teórica que estejam contemplados entre as linhas temáticas:

• A colonialidade do poder na dimensão da voz;
  • A expressão vocal negra e indígena;
  • Voz e gênero;
  • A escuta, o silêncio e a musicalidade no trabalho vocal;
  • O trabalho vocal nos cursos de Licenciatura em Teatro;
  • O professor de voz e o desafio criativo cênico;
  • As dimensões somáticas da voz e o cuidado de si;

Artigos que estejam fora das normas de publicação da revista não serão aceitos.
Para acessar a REVISTA REPERTÓRIO: https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/index