O Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA concorre a vagas para professor visitante, de acordo com o edital de Contratação de Professor Visitante 2017-2018 (Processo Seletivo Simplificado Para Contratação de Professores Visitantes), um investimento da UFBA que propõe ampliar e intensificar a produção científica de excelência na Universidade.

Os professores visitantes selecionados devem ter projetos de pesquisa vinculados às linhas de pesquisa do PPGAC e poderão permanecer no Programa por períodos de até 01 ano renovável por mais um ano (para professores brasileiros) e até 02 anos renováveis por mais 02 anos (para professores estrangeiros). Na primeira etapa, serão selecionados candidatos para implementação do contrato em 05/07/2017.

Para contratação, são exigidos os seguintes requisitos:

a) Possuir título de doutor há pelo menos dois anos;
b) Ser docente ou pesquisador de reconhecida competência em sua área de atuação;
c) Ter produção científica relevante, preferencialmente nos últimos cinco anos;
d) Não ser servidor ativo da Administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como empregado ou servidor de suas subsidiárias e controladas, de acordo com o artigo sexto da Lei n 8.745/93;
e) Caso tenha vínculo empregatício, deve estar aposentado; ou oficialmente licenciado, no momento da contratação;
f) Não ter sido contratado nos últimos 24 (vinte e quatro) meses, com base na Lei 8.745 de 09/12/1993;
g) Não ser aposentado pela UFBA;
h) Não residir no Estado da Bahia.

A remuneração dos visitantes será análoga à dos professores adjunto, associado ou titular, da carreira regular e a UFBA vai assegurar passagem aérea, ida e volta, em classe econômica, dos professores selecionados.

Tabela Salarial – 1º de agosto de 2017
Carreira Magistério Superior
Classe Denominação Nível Vencimento Básico Retribuição por Titulação Bruto
C Adjunto 1 5.488,42 5.330,57 10.818,99
D Associado 1 7.167,78 8.115,07 15.282,85
E Titular 1 8.119,08 10.944,30 19.063,38

Os interessados deverão encaminhar os seguintes documentos até o dia 21 de janeiro de 2018 para o e-mail:ppgac@ufba.br

A) CURRICULUM VITAE (Plataforma Lattes para candidatos brasileiros)
B) PLANO DE TRABALHO A SER DESENVOLVIDO (incluindo projeto de pesquisa detalhado)

CRONOGRAMA DE PRÉ-SELEÇÃO DOS CANDIDATOS PELO PPGAC

Prazo de envio dos documentos dos candidatos ao PPGAC Prorrogado para 24.01.2018
Divulgação da seleção preliminar pelo PPGAC 28.01.2018
Envio dos resultados e documentação dos candidatos pré-selecionados para a Pró-reitora de Pós Graduação 31.01.2018

Sugerimos a leitura do edital completo e informações disponíveis nos links abaixo:

Edital completo

Perguntas e respostas

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

O PPGAC/UFBA é um programa de excelência na área de Artes Cênicas, com nota 6,0 em avaliação da CAPES. O programa conta com 5 linhas e diversos grupos de pesquisa vinculados, com uma vasta produção acadêmica e reconhecidas publicações especializadas (Revista Repertório, MAPA D2 e Revista do GIPE-CIT).

A inclusão de professores visitantes ao Programa pretende ampliar relações, firmar as pesquisas em andamento e fomentar novos projetos de pesquisa de excelência.

Os professores visitantes estarão voltados especialmente para a área de pesquisa, com colaborações eventuais nos níveis de ensino e extensão.

As propostas devem estar articuladas com as linhas de pesquisa do Programa e podem ser vinculadas aos grupos de pesquisa existentes:

Linhas de pesquisa:

1. Matrizes estéticas na cena contemporânea: Pesquisas de caráter transdisciplinar em artes do espetáculo, estudos de etnocenologia, metodologias de construção e de transmissão de saberes e fazeres.
  1. Poéticas e processos de encenação: Pesquisas sobre tendências contemporâneas das artes do espetáculo, imaginário e criação, composição, formação e recepção.
  1. Somática, performance e novas mídias: Pesquisas de caráter Multi-Inter-Transdisciplinar que estabeleçam relações com a Educação Somática, os Estudos do Corpo, os Estudos da Performance, as Pesquisas Guiadas pela Prática, a Pesquisa Somático-Performativa e os Estudos da Cultura Digital, tais como processos de interatividade e hibridismo, intervenção e inclusão.
  1. Dramaturgia, História e Recepção: Pesquisas relativas à criação dramatúrgica para diversas funções e meios, historiografia, recepção e crítica.
  1. Processos educacionais em Artes Cênicas: Pesquisas de caráter transdisciplinar e desenvolvimento de epistemo-metodologias no campo das artes cênicas em experiências que contemplam processos de ensino-aprendizagem.

GRUPOS DE PESQUISA DO PPGAC:

Grupo de Pesquisa: G-PEC (Grupo de Pesquisa em Encenação Contemporânea) – Líder: Érico José

Grupos de Pesquisa: NETPOP (Núcleo de Estudos em Teatro Popular) – Líder: Eliene Benício

Grupo de Pesquisa: GIPE-CIT – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Contemporaneidade, Imaginário e Teatralidade – Lider: Deolinda Vilhena

Grupo de Pesquisa: PÉ NA CENA – Poéticas de Atuação e Encenação Contemporâneas – Líder: Luiz Marfuz

Grupo de Pesquisa: ECUS – Espetáculos Culturais Contemporâneos – Líder: Leonardo Boccia

Grupo de Pesquisa: Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual – Líder: Ivani Santana

Grupo de Pesquisa: GIPE-Corpo – Líder: Leonardo Sebiane

Grupo de Pesquisa: ARTCRI-Grupo de Pesquisas em Artes Cênicas, Imagem e Imaginário – Líder: Catarina Santana

Grupo de Pesquisa: DRAMATIS – Dramaturgia: mídias, teoria, crítica e criação – Líder: Cleise Mendes

Grupo de Pesquisa: Grupo Interdisciplinar Estudos sobre a Universidade – Líder: Denise Coutinho

Grupo de Pesquisa: LAVRARE- Laboratório da voz: rastros e redes / UFBA – Líder: Meran Vargens