Foto: Giovani Rufino / Performer: Vanilton Lakka / Lab DCT - Laboratório Dança-Cognição-Tecnologia (2016) / Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual

Vida Discente

As bolsas de Mestrado e de Doutorado são distribuídas conforme a disponibilidade de cotas do PPGAC-UFBA, a qual varia de ano a ano. Ressalta-se, portanto, que o ingresso como estudante regular do PPGAC-UFBA não garante o recebimento de bolsa em nenhum momento do curso. Tais cotas são concedidas pelas agências de fomento: CAPES, CNPq e FAPESB. A ordem de classificação para a distribuição contém dois blocos. O primeiro bloco é composto pelos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo de seleção para brasileiros(as) ou estrangeiros(as) com visto de residência permanente no Brasil, obedecendo as médias finais obtidas nesse processo. O segundo bloco é composto pelos(as) candidatos(as) aprovados(as) no processo de seleção para estrangeiros(as) sem visto de permanência no Brasil, obedecendo as médias finais obtidas nesse processo. Somente após serem contemplados(as) com bolsa todos(as) os(as) integrantes do primeiro bloco que obedecem os critérios para tal recebimento, inicia-se a concessão de bolsas para os(as) integrantes do segundo bloco.

CAPES

Desde 1998, a CAPES mantém Bolsas de Estudo, apoio financeiro e institucional ao PPGAC, inicialmente através do Programa de Apoio à Pós-Graduação – PROAP. Desde março de 2011, o PPGAC recebe apoio financeiro através do Programa de Excelência – PROEX/ CAPES, com vários dos seus pesquisadores participando das consultorias ad doc. O PPGAC mantém uma Comissão de Gestão PROEX-CAPES que tem por objetivos planejar e viabilizar as diversas atividades do Corpo Docente e Discente através de diferentes formas de financiamento.

Outras informações sobre esses procedimentos podem ser obtidas na Coordenação do PPGAC, ou ainda através dos links:

Proex – Programa de Excelência Acadêmica

Critérios complementares às normas de concessão de auxílio PROEX da CAPES (PDF)

Links úteis

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

FAPESB - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia

Manual de estilo acadêmico: trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses

(Lubisco, Nídia Maria Lienert, Salvador, EDUFBA, 2013)

Verificar:

Regulamento de Ensino de Graduação e PósGraduação stricto sensu (REGPG), da Universidade Federal da Bahia

CAPÍTULO IV - página 24

Do Trabalho de Conclusão de curso

NÚMERO DE PÁGINAS RECOMENDADO

Dissertações de Mestrado

Entre 100 e 200 páginas; inclusive índices remissivos, glossário e, eventualmente, anexos. *(eventuais anexos).*

Teses de Doutorado

Entre 200 e 400; inclusive índices remissivos, glossário e, eventualmente, anexos.

PARA O ENCAMINHAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO (E.Q.)

Do(a) professor(a) orientador(a):

  • Compor a Banca Examinadora:
    • Mestrado: três professores(as): o(a) professor(a) orientador(a), um(a) professor(a) do PPGAC e um(a) professor(a) externo(a) ao PPGAC;
    • Doutorado: cinco professores(as): o(a) professor(a) orientador(a), dois(duas) professores(as) do PPGAC e dois(duas) professores(as) externos(as) ao PPGAC;
  • Em conjunto com a Banca marcar a data, a hora e o local do E.Q.;
  • Enviar a carta-convite para a Banca.

Do(a) Discente:

  • Solicitar à Secretaria do PPGAC o formulário específico para o E.Q.;
  • Entregar o formulário preenchido com 30 dias de antecedência da data do E.Q.;
  • Enviar uma cópia da dissertação para cada membro da Banca com 30 dias de antecedência da data do E.Q.
PARA O ENCAMINHAMENTO DA DEFESA FINAL (D.F.)

Do(a) Professor(a) Orientador(a):

  • Compor a Banca Examinadora:
    • Mestrado: três professores(as): o(a) professor(a) orientador(a), um(a) professor(a) do PPGAC e um(a) professor(a) externo(a) ao PPGAC;
    • Doutorado: cinco professores(as): o(a) professor(a) orientador(a), dois(duas) professores(as) do PPGAC e dois(duas) professores(as) externos(as) ao PPGAC;
  • Em conjunto com a Banca marcar a data, a hora e o local da D.F.;
  • Enviar a carta-convite para a Banca.

Do(a) Discente:

  • Solicitar à Secretaria do PPGAC o formulário específico para a D.F.;
  • Entregar o formulário preenchido com 30 dias de antecedência da data da D.F.;
  • Enviar uma cópia da dissertação para cada membro da Banca com 30 dias de antecedência da data da D.F.
INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS

Os(as) estudantes têm que conferir semestralmente a pertinência de sua inscrição em disciplinas junto ao (à) seu (sua) orientador(a) e à Coordenação Pedagógica do PPGAC-UFBA, para que cumpram adequadamente todos os créditos do seu curso, a fim de evitarem lacunas em seus históricos que impedirão a emissão de diploma.

Os alunos de mestrado devem realizar 68 horas de Estágio Docente Orientado e, para o doutorado, a carga horária é de 136 horas. Alunos que possuam experiência docente em nível superior nos últimos 5 anos poderão solicitar dispensa dessa atividade.

Os(as) estudantes que já tiverem cursado disciplinas do PPGAC ou de outro programa de pós-graduação (como Estudante Regular ou Especial) podem solicitar o aproveitamento de estudos para serem dispensados de disciplinas optativas e em alguns casos de disciplinas obrigatórias. É também possível ao estudante solicitar a equivalência de produção acadêmica/ artística reconhecida como créditos correspondentes a uma disciplina optativa através de requerimento na Secretaria Geral dos Cursos (SGC) da UFBA.

O(a) avaliador(a) externo(a), durante a banca de qualificação, poderá indicar o(a) estudante de Mestrado para progressão direta ao curso de Doutorado. Nesse caso, é obrigatório que a referida qualificação seja realizada até 18 meses da matrícula no curso de Mestrado. Se a indicação for acatada por todos(as) os(as) membros da banca e pelo(a) estudante, a defesa final de Mestrado deverá ocorrer até 03 meses após a indicação. No entanto, o(a) estudante pode optar pela transferência para o curso de Doutorado sem a referida defesa final de Mestrado, dispensando, assim, o título de Mestre. Sugere-se que o(a) estudante de Doutorado advindo de Up Grade realize a defesa final de tese 48 meses após a matrícula inicial no PPGAC.

Saída para bolsa-sanduíche
Solicitação de espaços

A sala 10 e a sala Armindo Bião podem ser disponibilizadas aos docentes e discentes. A reserva deve ser realizada na secretaria do PPGAC com 15 dias de antecedência.

Os espaços da Escola de Teatro (Teatro Martim Gonçalvez, Galeria Nilda Spencer, etc.) devem ser reservados na Coordenação de Apoio da Escola de Teatro.

Solicitação de equipamentos

Alguns equipamentos podem ser solicitados na secretaria do PPGAC. O formulário com a solicitação deve ser entregue com 7 dias de antecedência.

Clique no link desejado para baixar.

Empréstimo de equipamento

Formulário de defesa para mestrado

Formulário de defesa para doutorado

Formulário de qualificação para mestrado e doutorado

Formulário de solicitação para apoio financeiro

Formulários para bolsistas

Formulários de publicação digital

Verificar formulários e procedimentos da SUPAC (processos para trancamento, aproveitamento de estudos, dispensa de estágio docente, solicitação de diploma, modelo de procuração, dentre outros.)