Foto: Giovani Rufino / Performer: Vanilton Lakka / Lab DCT - Laboratório Dança-Cognição-Tecnologia (2016) / Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual
Estrutura do Mestrado

Carga horária mínima: 136 h

Disciplinas Obrigatórias

Total mínimo de créditos: 08
Carga horária mínima: 238 h

  • DAN 501 Seminários Avançados I – 68 h
  • TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas – 68 h
    (obrigatória comum aos níveis de Doutorado e Mestrado)
Atividades Obrigatórias
  • TEA 790 Pesquisa Orientada
  • TEA 792 Projeto de Dissertação ou
  • TEA 794 Projeto de Dissertação e Encenação
  • DAN 793 Seminário de Pesquisas em Andamento
  • TEA 794 Laboratório de Performance
    (para mestrandos com Dissertação e Encenação)
  • DAN 795 Exame de Qualificação
  • TEA 939 Estágio Docente Orientado
Disciplinas Optativas

carga horária mínima: 102 h

* O estudante deverá cursar duas disciplinas optativas, sendo pelo menos uma do elenco.

Fluxograma do Mestrado
1º SEMESTRE

Disciplinas:

  • DAN 501 Seminários Avançados I – 68 h
  • TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas – 68 h
  • Uma disciplina optativa – 51 h

Atividades:

  • DAN 793 Seminário de Pesquisas em Andamento
  • TEA 792 Projeto de Dissertação; ou
  • DAN 794 Projeto de Dissertação e Encenação
2° SEMESTRE

Disciplinas:

  • Uma disciplina optativa – 51 h

Atividades:

  • TEA 790 Pesquisa Orientada
  • DAN 793 Seminário de Pesquisas em Andamento
  • TEA 794 Laboratório de Performance
    (para mestrandos com Dissertação e Encenação)
  • TEA 939 Estágio Docente Orientado – 68 h
3° SEMESTRE

Atividades:

  • TEA 790 Pesquisa Orientada
  • DAN 795 Exame de Qualificação
4° SEMESTRE
  • Defesa Pública
Ementas das Disciplinas e Atividades do Mestrado
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas I

Metodologias e técnicas da pesquisa em Artes Cênicas, abordando as linhas de pesquisa do PPGAC/ UFBA e suas alternativas de finalização de dissertações. Disciplina organizada em módulos, podendo contar com a participação de outros professores(as) e pesquisadores(as) convidados(as).

DAN 501 Seminários Avançados I

Temas básicos que configuram a contemporaneidade, teatralidade e imaginário nas artes cênicas.

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

DAN 793 Seminário de Pesquisa em Andamento – SPA

Atividade destinada ao aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa dos(as) mestrandos(as), na qual cada estudante apresenta o estágio em que se encontra o seu trabalho de estudo e pesquisa, suas bases teóricas, suas opções metodológicas e demais aspectos considerados relevantes. O trabalho é, então, analisado por dois colegas que buscam auxiliar e esclarecer pontos, sugerir outros referências e debater questões polêmicas, quando for o caso.

ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA AMBOS OS CURSOS

DAN507 Composição Coreográfica

Estudo sobre a natureza da criação coreográfica e da performance, que se propõe às vivências criativas interdisciplinares, cuja finalidade principal é conduzir as idéias próprias dos participantes-pesquisadores.

DAN502 Corpo & Criatividade

Estudos práticos e teóricos de criatividade artística e a natureza do corpo expressivo, utilizando leituras e experimentações práticas, visando ampla compreensão dos conceitos inter-relacionais de corpo e criatividade em diversas áreas do conhecimento.

TEA502 Etnocenologia

O processo, em construção, de um novo paradigma, no âmbito das etnociências e das artes do espetáculo, para a articulação de teoria e prática, criação e crítica, arte e ciência, tradição e contemporaneidade, imaginário e teatralidade, epistemologia e metodologia, objetos de investigação e corpus de referência, apetências técnicas, trajetos acadêmicos e projetos de pesquisa.

TEA507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas

A disciplina abordará a cada semestre questões relevantes para as Artes Cênicas de acordo com o projeto de pesquisa do docente responsável.

TEA509 Arte & Educação

Estudo das formas artísticas e técnicas utilizadas na Arte-Educação como meio fundamental para o desenvolvimento da criatividade e para a educação estética. Abordagem das bases teóricas da Arte-Educação através de sessões semanais de exposições e debates a partir da leitura de textos selecionados, bem como através de experimentos de arte-educação e da vivência de um processo de criação artística.

TEA503 Teorias do Espetáculo

Os princípios da encenação teatral sob a perspectiva histórica do espetáculo. A concepção do espaço cênico como expressão do teatro de várias épocas, determinando a forma do espetáculo.

TEA504 Tradição & Contemporaneidade na Dramaturgia

Estudo de questões relativas à produção dramatúrgica, para diversas produções e meios, abordando aspectos de continuidade e ruptura nas formas dramáticas.

TEA514 Trabalho Individual Orientado

Desenvolvimento de atividades de pesquisa correlatas ao projeto individual, com orientação docente.

ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS COMUNS AOS NÍVEIS DE DOUTORADO E DE MESTRADO
  • TEA 502 Etnocenologia
  • TEA 503 Teorias do Espetáculo*
  • TEA 504 Tradição e Contemporaneidade na Dramaturgia
  • TEA 506 Encenação e Cenografia
  • TEA 507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas*
  • TEA 508 Interpretação e Direção na Cena Contemporânea
  • TEA 509 Arte e Educação
  • TEA 510 Interpretação Cênica com Máscaras
  • DAN 502 Corpo e Criatividade
  • DAN 503 Dança-Teatro Contemporâneo
  • DAN 505 Danças Tradicionais
  • DAN 506 Análise do Movimento
  • DAN 507 Composição Coreográfica
  • TEA 514 Trabalho Individual Orientado**

Observações:

Os estudantes poderão cumprir a carga horária exigida, cursando disciplinas optativas de Doutorado de outros Programas de Pós-Graduação, a critério do Professor Orientador.

* Diferencia de acordo com o professor que a ministra. Por isso, há casos em que incorrem em duplicidade e impossibilidade de cursar a mesma disciplina, já que estas mudam de conteúdo, mas não mudam de código. O estudante pode encaminhar, ao Colegiado, sugestões de disciplinas optativas a serem oferecidas a cada semestre.

** É necessário que na etapa de planejamento, antes, portanto, de se matricular, o(a) interessado(a) entre em acordo com o(a) professor(a), para que o(a) mesmo(a) possa disponibilizar uma vaga para este fim.