Mestrado
Estrutura do Mestrado
Carga horária mínima: 136 h
Disciplinas Obrigatórias
Total mínimo de créditos: 08
Carga horária mínima: 238 h
- DAN 501 Seminários Avançados I – 68 h
- TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas – 68 h
(obrigatória comum aos níveis de Doutorado e Mestrado)
Atividades Obrigatórias
- TEA 790 Pesquisa Orientada
- TEA 792 Projeto de Dissertação ou
- TEA 794 Projeto de Dissertação e Encenação
- DAN 793 Seminário de Pesquisas em Andamento
- TEA 794 Laboratório de Performance
(para mestrandos com Dissertação e Encenação) - DAN 795 Exame de Qualificação
- TEA 939 Estágio Docente Orientado
Disciplinas Optativas
carga horária mínima: 102 h
* O estudante deverá cursar duas disciplinas optativas, sendo pelo menos uma do elenco.
Fluxograma do Mestrado
1º SEMESTRE
Disciplinas:
- DAN 501 Seminários Avançados I – 68 h
- TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas – 68 h
- Uma disciplina optativa – 51 h
Atividades:
- DAN 793 Seminário de Pesquisas em Andamento
- TEA 792 Projeto de Dissertação; ou
- DAN 794 Projeto de Dissertação e Encenação
2° SEMESTRE
Disciplinas:
- Uma disciplina optativa – 51 h
Atividades:
- TEA 790 Pesquisa Orientada
- DAN 793 Seminário de Pesquisas em Andamento
- TEA 794 Laboratório de Performance
(para mestrandos com Dissertação e Encenação) - TEA 939 Estágio Docente Orientado – 68 h
3° SEMESTRE
Atividades:
- TEA 790 Pesquisa Orientada
- DAN 795 Exame de Qualificação
4° SEMESTRE
- Defesa Pública
Ementas das Disciplinas e Atividades do Mestrado
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas I
Metodologias e técnicas da pesquisa em Artes Cênicas, abordando as linhas de pesquisa do PPGAC/ UFBA e suas alternativas de finalização de dissertações. Disciplina organizada em módulos, podendo contar com a participação de outros professores(as) e pesquisadores(as) convidados(as).
DAN 501 Seminários Avançados I
Temas básicos que configuram a contemporaneidade, teatralidade e imaginário nas artes cênicas.
ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS
DAN 793 Seminário de Pesquisa em Andamento – SPA
Atividade destinada ao aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa dos(as) mestrandos(as), na qual cada estudante apresenta o estágio em que se encontra o seu trabalho de estudo e pesquisa, suas bases teóricas, suas opções metodológicas e demais aspectos considerados relevantes. O trabalho é, então, analisado por dois colegas que buscam auxiliar e esclarecer pontos, sugerir outros referências e debater questões polêmicas, quando for o caso.
ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA AMBOS OS CURSOS
DAN507 Composição Coreográfica
Estudo sobre a natureza da criação coreográfica e da performance, que se propõe às vivências criativas interdisciplinares, cuja finalidade principal é conduzir as idéias próprias dos participantes-pesquisadores.
DAN502 Corpo & Criatividade
Estudos práticos e teóricos de criatividade artística e a natureza do corpo expressivo, utilizando leituras e experimentações práticas, visando ampla compreensão dos conceitos inter-relacionais de corpo e criatividade em diversas áreas do conhecimento.
TEA502 Etnocenologia
O processo, em construção, de um novo paradigma, no âmbito das etnociências e das artes do espetáculo, para a articulação de teoria e prática, criação e crítica, arte e ciência, tradição e contemporaneidade, imaginário e teatralidade, epistemologia e metodologia, objetos de investigação e corpus de referência, apetências técnicas, trajetos acadêmicos e projetos de pesquisa.
TEA507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas
A disciplina abordará a cada semestre questões relevantes para as Artes Cênicas de acordo com o projeto de pesquisa do docente responsável.
TEA509 Arte & Educação
Estudo das formas artísticas e técnicas utilizadas na Arte-Educação como meio fundamental para o desenvolvimento da criatividade e para a educação estética. Abordagem das bases teóricas da Arte-Educação através de sessões semanais de exposições e debates a partir da leitura de textos selecionados, bem como através de experimentos de arte-educação e da vivência de um processo de criação artística.
TEA503 Teorias do Espetáculo
Os princípios da encenação teatral sob a perspectiva histórica do espetáculo. A concepção do espaço cênico como expressão do teatro de várias épocas, determinando a forma do espetáculo.
TEA504 Tradição & Contemporaneidade na Dramaturgia
Estudo de questões relativas à produção dramatúrgica, para diversas produções e meios, abordando aspectos de continuidade e ruptura nas formas dramáticas.
TEA514 Trabalho Individual Orientado
Desenvolvimento de atividades de pesquisa correlatas ao projeto individual, com orientação docente.
ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS COMUNS AOS NÍVEIS DE DOUTORADO E DE MESTRADO
- TEA 502 Etnocenologia
- TEA 503 Teorias do Espetáculo*
- TEA 504 Tradição e Contemporaneidade na Dramaturgia
- TEA 506 Encenação e Cenografia
- TEA 507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas*
- TEA 508 Interpretação e Direção na Cena Contemporânea
- TEA 509 Arte e Educação
- TEA 510 Interpretação Cênica com Máscaras
- DAN 502 Corpo e Criatividade
- DAN 503 Dança-Teatro Contemporâneo
- DAN 505 Danças Tradicionais
- DAN 506 Análise do Movimento
- DAN 507 Composição Coreográfica
- TEA 514 Trabalho Individual Orientado**
Observações:
Os estudantes poderão cumprir a carga horária exigida, cursando disciplinas optativas de Doutorado de outros Programas de Pós-Graduação, a critério do Professor Orientador.
* Diferencia de acordo com o professor que a ministra. Por isso, há casos em que incorrem em duplicidade e impossibilidade de cursar a mesma disciplina, já que estas mudam de conteúdo, mas não mudam de código. O estudante pode encaminhar, ao Colegiado, sugestões de disciplinas optativas a serem oferecidas a cada semestre.
** É necessário que na etapa de planejamento, antes, portanto, de se matricular, o(a) interessado(a) entre em acordo com o(a) professor(a), para que o(a) mesmo(a) possa disponibilizar uma vaga para este fim.