Foto: Giovani Rufino / Performer: Vanilton Lakka / Lab DCT - Laboratório Dança-Cognição-Tecnologia (2016) / Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudiovisual
Estrutura do Mestrado

Carga horária mínima: 136 h

Disciplinas Obrigatórias

Total mínimo de créditos: 08
Carga horária mínima: 238 h

  • DAN 501 Seminários Avançados I – 68 h
  • TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas – 68 h
    (obrigatória comum aos níveis de Doutorado e Mestrado)
Atividades Obrigatórias
  • TEA 790 Pesquisa Orientada
  • TEA 792 Projeto de Dissertação ou
  • TEA 794 Projeto de Dissertação e Encenação
  • DAN 793 Seminário de Pesquisas em Andamento
  • TEA 794 Laboratório de Performance
    (para mestrandos com Dissertação e Encenação)
  • DAN 795 Exame de Qualificação
  • TEA 939 Estágio Docente Orientado
Disciplinas Optativas

carga horária mínima: 102 h

* O estudante deverá cursar duas disciplinas optativas, sendo pelo menos uma do elenco.

Fluxograma do Mestrado
1º SEMESTRE

Disciplinas:

  • DAN 501 Seminários Avançados I – 68 h
  • TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas – 68 h
  • Uma disciplina optativa – 51 h

Atividades:

  • DAN 793 Seminário de Pesquisas em Andamento
  • TEA 792 Projeto de Dissertação; ou
  • DAN 794 Projeto de Dissertação e Encenação
2° SEMESTRE

Disciplinas:

  • Uma disciplina optativa – 51 h

Atividades:

  • TEA 790 Pesquisa Orientada
  • DAN 793 Seminário de Pesquisas em Andamento
  • TEA 794 Laboratório de Performance
    (para mestrandos com Dissertação e Encenação)
  • TEA 939 Estágio Docente Orientado – 68 h
3° SEMESTRE

Atividades:

  • TEA 790 Pesquisa Orientada
  • DAN 795 Exame de Qualificação
4° SEMESTRE
  • Defesa Pública
Ementas das Disciplinas e Atividades do Mestrado
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

TEA 501 Pesquisa em Artes Cênicas I

Metodologias e técnicas da pesquisa em Artes Cênicas, abordando as linhas de pesquisa do PPGAC/ UFBA e suas alternativas de finalização de dissertações. Disciplina organizada em módulos, podendo contar com a participação de outros professores(as) e pesquisadores(as) convidados(as).

DAN 501 Seminários Avançados I

Temas básicos que configuram a contemporaneidade, teatralidade e imaginário nas artes cênicas.

ATIVIDADES OBRIGATÓRIAS

DAN 793 Seminário de Pesquisa em Andamento – SPA

Atividade destinada ao aperfeiçoamento dos projetos de pesquisa dos(as) mestrandos(as), na qual cada estudante apresenta o estágio em que se encontra o seu trabalho de estudo e pesquisa, suas bases teóricas, suas opções metodológicas e demais aspectos considerados relevantes. O trabalho é, então, analisado por dois colegas que buscam auxiliar e esclarecer pontos, sugerir outros referências e debater questões polêmicas, quando for o caso.

ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS PARA AMBOS OS CURSOS

DAN507 Composição Coreográfica

Estudo sobre a natureza da criação coreográfica e da performance, que se propõe às vivências criativas interdisciplinares, cuja finalidade principal é conduzir as idéias próprias dos participantes-pesquisadores.

DAN502 Corpo & Criatividade

Estudos práticos e teóricos de criatividade artística e a natureza do corpo expressivo, utilizando leituras e experimentações práticas, visando ampla compreensão dos conceitos inter-relacionais de corpo e criatividade em diversas áreas do conhecimento.

TEA502 Etnocenologia

O processo, em construção, de um novo paradigma, no âmbito das etnociências e das artes do espetáculo, para a articulação de teoria e prática, criação e crítica, arte e ciência, tradição e contemporaneidade, imaginário e teatralidade, epistemologia e metodologia, objetos de investigação e corpus de referência, apetências técnicas, trajetos acadêmicos e projetos de pesquisa.

TEA507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas

A disciplina abordará a cada semestre questões relevantes para as Artes Cênicas de acordo com o projeto de pesquisa do docente responsável.

TEA509 Arte & Educação

Estudo das formas artísticas e técnicas utilizadas na Arte-Educação como meio fundamental para o desenvolvimento da criatividade e para a educação estética. Abordagem das bases teóricas da Arte-Educação através de sessões semanais de exposições e debates a partir da leitura de textos selecionados, bem como através de experimentos de arte-educação e da vivência de um processo de criação artística.

TEA503 Teorias do Espetáculo

Os princípios da encenação teatral sob a perspectiva histórica do espetáculo. A concepção do espaço cênico como expressão do teatro de várias épocas, determinando a forma do espetáculo.

TEA504 Tradição & Contemporaneidade na Dramaturgia

Estudo de questões relativas à produção dramatúrgica, para diversas produções e meios, abordando aspectos de continuidade e ruptura nas formas dramáticas.

TEA514 Trabalho Individual Orientado

Desenvolvimento de atividades de pesquisa correlatas ao projeto individual, com orientação docente.

ELENCO DE ALGUMAS DISCIPLINAS OPTATIVAS COMUNS AOS NÍVEIS DE DOUTORADO E DE MESTRADO
  • TEA 502 Etnocenologia
  • TEA 503 Teorias do Espetáculo*
  • TEA 504 Tradição e Contemporaneidade na Dramaturgia
  • TEA 506 Encenação e Cenografia
  • TEA 507 Tópicos Especiais em Artes Cênicas*
  • TEA 508 Interpretação e Direção na Cena Contemporânea
  • TEA 509 Arte e Educação
  • TEA 510 Interpretação Cênica com Máscaras
  • DAN 502 Corpo e Criatividade
  • DAN 503 Dança-Teatro Contemporâneo
  • DAN 505 Danças Tradicionais
  • DAN 506 Análise do Movimento
  • DAN 507 Composição Coreográfica
  • TEA 514 Trabalho Individual Orientado**

Observações:

Os estudantes poderão cumprir a carga horária exigida, cursando disciplinas optativas de Doutorado de outros Programas de Pós-Graduação, a critério do Professor Orientador.

* Diferencia de acordo com o professor que a ministra. Por isso, há casos em que incorrem em duplicidade e impossibilidade de cursar a mesma disciplina, já que estas mudam de conteúdo, mas não mudam de código. O estudante pode encaminhar, ao Colegiado, sugestões de disciplinas optativas a serem oferecidas a cada semestre.

** É necessário que na etapa de planejamento, antes, portanto, de se matricular, o(a) interessado(a) entre em acordo com o(a) professor(a), para que o(a) mesmo(a) possa disponibilizar uma vaga para este fim.

Pular para a barra de ferramentas